Nós temos diferentes perfis comportamentais. Você sabia?
Nossos valores, necessidades, motivadores e pontos fortes mudam de acordo com o perfil de cada uma de nós. 

Vamos ver como isso pode influenciar nas nossas escolhas profissionais e Carreira? 

Uma aluna me procurou dizendo que estava se sentindo desmotivada no trabalho. Eu questionei o porquê, pedi a ela para me explicar o que estava acontecendo, ela mencionou que trabalha na área financeira de uma Revenda e o dia a dia dela era muito rotineiro, lidava diariamente com Sistema de Gestão e números, tinha contato e conversava com poucas pessoas.  

Durante a Mentoria, descobrimos que o perfil comportamental predominante dela, na Metodologia DISC, desenvolvida por Willian Marston, é Alta Dominância e Influência (DI). Ou seja, tem pontos fortes que não estavam sendo aproveitados na função que ela trabalhava. Este perfil tem necessidade de desafios, de liberdade e controle sobre suas próprias atividades. Gosta de agilidade, geralmente é prático, objetivo, competitivo. É criativo, gosta de fazer coisas diferentes, é extrovertido, animado e gosta de se comunicar e estar rodeado de pessoas. Por isso, se adequada mais a área comercial, por exemplo. Percebendo isso, ela conversou com o Gestor dela, comunicou o que estava sentindo e o interesse em mudar de área. Ela treinou uma pessoa da equipe para assumir a função dela, a oportunidade surgiu e hoje ela está mais motivada e feliz no trabalho.   

Já pessoas com perfil Alta Estabilidade, tem mais facilidade para planejar e boa acabativa nas tarefas. São boas ouvintes, calmas, pacientes e, por isso, tendem a ser boas professoras e instrutoras. A profissional que possui esse perfil e, se ainda combinado ao perfil Alta Conformidade, é indicada para atuar nas áreas de Educação, Pesquisa, Gestão e Controle Administrativo-Financeiro, ou que lidam com Estratégia e Inteligência de Mercado.   

Como você se sente em relação ao seu trabalho?
Você sente que suas habilidades são bem aproveitadas na função que você ocupa hoje?  

Costumo dizer que não existe profissional boa ou ruim, e sim a profissional adequada para cada função/lugar. É necessário “dar match” entre competências requeridas pela função e o perfil da profissional.  

Além disso, se você ocupa posição de Liderança, você pode conseguir resultados incríveis conhecendo os perfis comportamentais predominantes dos membros da sua equipe. Você pode aproveitar melhor os pontos fortes de cada um. Delegue atividades que necessitam de boa capacidade analítica para o perfil Alta Conformidade. Chame o perfil Alta Influência, quando necessitar de ideias novas e criatividade, ou quando precisar negociar algo. E o perfil Alta Dominância, se precisar que algo seja realizado com agilidade e eficiência.  

Você tem levado em consideração os pontos fortes de cada um da sua equipe? Tem uma frase atribuída a Albert Einstein que traduz isso de forma genial: “Todo mundo é um gênio, mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele vai gastar toda a sua vida, achando que é um estúpido”.  

Outro benefício, enquanto Líder, você pode dar feedbacks assertivos conhecendo as necessidades de cada perfil. O perfil Alta Conformidade já tem uma tendência de ser autocrítico, portanto, se você der um feedback de forma errada, focando nos erros e pontos fracos dele, ele vai ficar remoendo isso e tende a se desmotivar. Com o perfil Alta Dominância, você pode ser mais objetiva e direta no feedback, já com o Perfil Planejador não. Este último tem dificuldade em demonstrar seus sentimentos, então é necessário mostrar interesse e incentivar ele a se expressar, e se necessitar de tempo para uma decisão, não o pressione, dê esse tempo a ele.   

E ainda, tem os motivadores! Pessoas de perfil Alta Dominância são competitivas e se motivam por desafios, por isso, é necessário cuidar se as atividades já não estão muito fáceis e repetitivas para ela. Dê desafios novos, ela quer crescer, se superar. Por outro lado, pessoas de perfil Alta Estabilidade, necessitam de atenção e apoio da Líder, se desmotivam com intolerância, impaciência e falta de harmonia.  

Percebe o quanto você pode ganhar conhecendo os pontos fortes, necessidades e motivadores, seu e da sua equipe?! Estando na função/lugar certa, em que isso tudo é melhor aproveitado, trabalhamos mais motivadas, comprometidas e engajadas! 

Nossa Semana de Imersão On-line sobre Protagonismo e Autoliderança de Mulheres no Agro vai até o dia 07/08/2021. Inscreva-se aqui! É gratuito.

Link para a Semana de Imersão On-line Protagonismo e Autoliderança de Mulheres no Agro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se na Plataforma Agromulher!